Como lidar com a família de cada um no casamento

almoço

 

O casamento é composto por dois indivíduos oriundos de famílias diferentes que lhes transmitiram valores, crenças, hábitos e experiências diversas. Por mais parecidos que os cônjuges possam ser, as experiências e aprendizados sempre terão sido diferentes.  Ambos se casam com um referencial por trás que em geral tem origem das vivências na família de cada um. Há o desafio de criar junto ao parceiro uma relação satisfatória para ambos. Muitas vezes no namoro a presença da família de origem de cada um fica sem muito destaque pois não dividem o mesmo teto, encontram os familiares num evento e depois se despedem. Ao iniciarem a vida juntos muitas vezes os cônjuges se deparam com o peso e a dimensão que a família do outro representa na vida do seu parceiro. A sogra que antes parecia respeitar o espaço do casal agora, com o filho morando em outro lugar aparece sem avisar para levar um bolo e matar as saudades, pede a chave da casa para ajudar a receber a net e arruma o armário da nora por julgar muito bagunçado.

 

O casal precisa conversar e definir o que cada um espera do outro. Como vão lidar com as visitar repentinas da sogra? Como vão combinar os almoços de domingo com a família? E dia das mães, Natal, festas especiais?

 

É muito importante que o casal se coloque sempre em primeiro lugar. É preciso que cada um diga para o outro o que gosta e o que não gosta e que negociem através do diálogo como será a relação conjugal. O peso do casal precisa ser maior do que o peso da família de origem. Isso não significa um corte de relação ou brigas. O carinho existe, o pertencimento é muito importante até porque cada um tem as suas raízes que devem ser honradas. O peso do casal vai aumentando paulatinamente com o tempo. Não se espera que seja transformado de uma hora para a outra. Até porque viveu-se em família a maior parte do tempo de vida. Com o casamento, a relação com os familiares vai passar por alguma transformação. É importante que o casal estabeleça e mantenha uma parceria na construção de um novo código próprio sugerido por ambos.

 

 

 

 

vespera@preparandopara.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *