Cinco dicas para escolher espumantes….

rl_160723_0294

Se existe uma bebida que é considerada coringa e muito esperada nos casamentos é a Champagne. Além de agradar uma grande parte dos convidados, harmoniza bem com a maioria dos pratos servidos.

 

Uma dúvida muito frequente dos casais na hora de escolher o espumante é a diferença entre estes tipos de vinhos espumantes disponíveis no mercado. Vocês sabem a diferença entre Champagne, Cava ou prosseco? Dica numero 1… na duvida chame de espumante, pois todas os vinhos gaseificados são espumantes.

 

Vamos começar falando da tradicional Champagne… apenas os vinhos espumantes produzidos na região de Champagne, na França, podem ser chamados de champanhe. Para a sua fabricação são usadas uvas chardonnay, pinot noir e pinot meunier e o processo de produção passa por regras muito rígidas, e por este motivo costuma ter o preço mais elevado que os demais. Na região de Champagne só é permitido o uso do método Champenoise, no qual a segunda fermentação é feita na própria garrafa.

 

 

Cava: Produzida na Espanha as Cavas tem na sua composição uvas Parrelada, Xare-lo e Macabeo (Viura) e só pode ter a denominação de Cava se for produzido na Espanha e com estas 3 uvas.

 

 

Prosecco: por ser originário de um tipo de uva italiana, o prosseco em sua maioria era produzido na Itália, porem hoje pode ser encontrado em versões nacionais. Recentemente, foram alteradas leis onde o prosseco só poderá ter esta denominação se produzido nas regiões de Veneto e Friuli. Com um processo diferente de fermentação, os prossecos sofrem este processo em tanques de inox e não nas garrafas.

 

Espumante Nacional: Diferente do que muitas pessoas pensam, o Brasil é um excelente produtor de espumantes! Já ganhamos diversos prêmios internacionais em nome da nossa qualidade na produção. Para aqueles que ainda tem medo de provar, vão em frente, espumantes brasileiros não ficam atrás dos europeus, podem apostar!!!!

 

Bom, agora que já conhecemos os tipos de espumantes, como calcular o consumo na sua festa???

O fator mais importante para o calculo de bebidas em uma festa parte do numero de convidados, além disso é importante conhecer seus convidados e as bebidas que eles mais gostam! Leve em consideração também a duração da festa, horário do convite e idade media dos convidados.

 

Cálculo básico de espumantes por convidado:

 

– Espumante: 1 garrafa para cada 3 convidados (lembrando que, quando o espumante é de melhor qualidade, o consumo é maior e quando temos mais jovem este consumo pode crescer também)

 

Esperamos ter ajudado!!!!

 

Cheers!!!!

 

Texto de Elas Assessoria
elasassessoria.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *